Em 1966, no interior do Rio Grande do Norte, uma cidade chamada Riacho da Cruz testemunhou o nascimento da Implementos Vicunha.
A empresa começou com um processo de conserto de carrocerias, através da visão empreendedora e ousada de Seu Joaquim Suassuna Filho e do talento artesanal de Dona Marlene de Amorim Suassuna, que pintava à mão os desenhos das carrocerias.
A madeira utilizada na época era comprada na própria região e variava entre Angico, Pau D'arco e Pereiro. Sem energia elétrica, as máquinas tipo Plaina, Tupia, Serras e Furadeiras, operadas por Seu Joaquim, eram movidas por motor à explosão.
1979
Após dar os seus primeiros passos em Riacho da Cruz, no ano de 1979, a Vicunha passou a operar em uma cidade maior, chamada Umarizal, onde tem sede até hoje.
1986
O primeiro caminhão da Vicunha, modelo Truck 1113, foi montado pelo jovem Joaquim Neto, através de um chassi usado de ônibus e uma caçamba, adquiridos em 1986. A partir desse caminhão, a empresa passou a transportar madeira vinda do estado do Pará.
1988
Os filhos de Seu Joaquim já demonstravam habilidade e competência para dar andamento à empresa. Foi então em 1988 que os novos diretores, Joaquim Neto e Aurilo Suassuna começaram o processo de expansão do negócio e deram asas maiores ao sonho de Seu Joaquim Suassuna Filho.
A Vicunha passou a operar com filiais na capital do RN, Natal; em Eusébio, no Ceará; e em Campina Grande, na Paraíba, onde permaneceu por sete anos.
HOJE,
a Implementos Vicunha reergue-se para continuar contando sua história com a maior fábrica em Eusébio/CE, uma filial em Umarizal/RN, e é parceira da Suanor, sua representante em Macaíba/RN.